artista
Galeno
Radicado em Brazlândia (DF), o artista Francisco Galeno, nascido em 1957 em Parnaíba, no estado do Piauí, é conhecido em todo o país por seus trabalhos de forte inspiração popular.
Nascido em uma família de artesões, Galeno pinta e frequenta exposições desde cedo. “Percebi que, para encontrar um caminho próprio, eu tinha que olhar para dentro de mim; eu tinha que recuperar a minha infância às margens do Rio Parnaíba. Então, comecei a trabalhar com os carretéis que minha mãe usava, com os anzóis do meu pai, com os carrinhos de lata de sardinha que a gente fazia”, conta.
Seu trabalho tem relação com a tradição da arte construtivista brasileira de Alfredo Volpi e Rubem Valentim, que se valem de formas geométricas voltadas a uma síntese de elementos figurativos. Repletas de cores e formas, as pinturas de Galeno carregam a marca da espontaneidade e o desejo de felicidade do povo brasileiro — “o lado bom do Brasil”, como ele mesmo define. Com uma obra extensa, Galeno é autor de inúmeras instalações, esculturas e peças de vestuário.
Detentor de vasto portfólio, o artista realizou dezenas de exposições individuais e coletivas, tanto no Brasil quanto no exterior. Mesmo reconhecido nacionalmente, é fiel às suas raízes: mantém um ateliê em Brazlândia, onde reside desde 1975, e alterna seu tempo com períodos na região do Delta do Parnaíba, Piauí, estado onde nasceu. “Não adianta morar em Brazlândia e falar sobre Paris. Cresci tomando banho de cachoeira, descobrindo lugares escondidos”. Galeno possui um ateliê em sua casa, onde é possível encontrar referências da infância, fotos, livros e, especialmente, constatar seu processo criativo.