O arquiteto Antônio José de Oliveira formou-se pela FAU/UFRJ em 1969. Trabalhou no escritório Henrique Mindlin, onde atuou nos projetos de construção do Hotel Sheraton; da sede do Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro; e da fábrica da IBM, em São Paulo. Em Paris, França, participou de diversos projetos, destacando-se a transformação de antigos teatros e cinemas em múltiplas salas de exibição cinematográfica.

De volta ao Brasil, projetou e executou a maquete do Teatro Ziembinski, no bairro carioca da Tijuca. Em 1987, idealizou e construiu a maquete do Centro Histórico do Rio de Janeiro, que se encontra em exposição permanente no Paço Imperial.

No ano seguinte, realizou, a pedido do Governo do Distrito Federal, a maquete do Plano Piloto de Brasília, cidade que admirava desde seus tempos de estudante. A obra, exposta permanentemente no Espaço Lúcio Costa, é uma das atrações mais visitadas de Brasília.

Em 2010, convidado por Danielle Athayde para participar da Exposição Meio Século da Capital do Brasil, construiu a maquete itinerante de Brasília, exposta em Madrid, Lisboa, Paris, Moscou e em outras capitais pelo mundo.

Realizou, também, o curta metragem Tudo Isso é Paraty, além dos vídeos especialmente criados para o projeto Brasília Museu Aberto: Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade; Lúcio Costa, Inventor de Brasília; e Encontro com Oscar Niemeyer.